domingo, 5 de abril de 2009

Visual C++ 2008 Express Edition [#2]

CAPITULO 1: MÁQUINA DE ADIVINHAÇÃO

Para começar a jornada, vou "ensinar" como criar um novo projeto e o primeiro programa extremamente básico. Será uma máquina de adivinhação. Bem sem graça, por sinal.

Para iniciar, abra o Visual C++ 2008 (essa foi a última, da próxima será apenas "visual") e vá no primeiro ícone New Project ou em File > New > Project ou ainda pelo atalho (Ctrl + Shift + N):



Vai abrir uma janela perguntando qual o 'Tipo de Programa', 'Template', 'Nome' e 'Endereço'. Uma breve explanação sobre isso:

- Windows Forms Application: Cria uma aplicação com uma GUI(Interface Gráfica para Usuário).
- Windows Forms Control Library: Cria um módulo feito para customizar/controlar uma Windows Application.
- CLR Console Application: Cria uma texto base .NET que é tipicamente feito para prompt de comando (muito usado para programas que não necessitam de interação com o usuário e/ou mouse).
- Windows Service: Aplicação para um serviço adicional em seu Windows (sistema).
- ASP.NET Service: Cria projetos XML para WEB.
- CLR Empty Project: Um pequeno projeto .NET no qual você pode adicinar dados futuramente (com para iniciantes).
- Class Library: Cria módulos (classes) que controlar projetos.
- Win32 Consle Application: Cria um projeto nativo do windows, via prompt (mais comum entre estudantes e iniciantes na linguagem).
- Empty Project: O mesmo do anterior, porém vazio.
- Makefile Project: Cria um projeto que foi designado para rodar fora da ide do Visual C++ (para programadores já avançados).


Nós faremos uma Windows Form Application com o nome de "Programa_1":



Aperte 'OK' e você já terá criado uma janela em branco chamada de Form1. Essa janela é gerada automaticamente e será nela que trabalharemos. Como disse, o Visual é do tipo clique-e-arraste. Veremos que é literalmente clicar no componente que queremos e arrastar para o Form. Por enquanto você tem isso:



A Máquina de Adivinhação é simples; é uma máquina que faz uma pergunta e você pensa na resposta. Por exemplo:

[EU] O que cái em pé e corre deitado?
[VOCÊ] Chuva???
[EU] Não. Uma minhoca de para-quedas.


Logo, precisaremos de dois botões (um para pergunta e outro para respostas) e um local para escrever. Para tanto, clique em 'Toolbox' na parte direita, vá em 'Common Controll' e procure por 'Button'. Clique nele e depois em algum lugar do Form1. Você terá um botão em uma janela.



Você já tem um botão. Repita tudo e adicione outro botão. Depois procure os componentes 'Label' e 'TextBox' e adicione-os. Alinhe tudo:



Pronto. Essa é a interface da nossa Máquina de Adivinhação. Antes de programar o que cada botão fará vamos colocar um nome na nossa máquina. Clique em 'label1' e em 'Properties' (ao lado de Toolbox'). Procure 'Text: label1' e troque por 'Text: Máquina de Adivinhação'. Pronto. Você acabou de alterar uma propriedade de um componente.

Agora falta programar o que cada botão fará. Para entrar na programação é fácil: Basta dar dois cliques no componente. Dê dois cliques no 'button 1' e abrirá uma janela com essa informação:

private: System::Void button1_Click(System::Object^ sender, System::EventArgs^ e) {
}
};


Entre as chaves você colocará o que o botão 1 fará ao ser clicado. Coloquemos:

private: System::Void button1_Click(System::Object^ sender, System::EventArgs^ e)
{
textBox1->Text = "O que é que tem bico, mas não é pia; tem asa, mas não voa?";
}
};


Coloque a resposta no Botão 2 clicando duas vezes nele:

private: System::Void button2_Click(System::Object^ sender, System::EventArgs^ e)
{
textBox1->Text = "O Bule";
}
};


Máquina de Adivinhação criado. Você terá algo assim:

private: System::Void button1_Click(System::Object^ sender, System::EventArgs^ e)
{
textBox1->Text = "O que é que tem bico, mas não é pia; tem asa, mas não voa?";
}
};
private: System::Void button2_Click(System::Object^ sender, System::EventArgs^ e)
{
textBox1->Text = "O Bule";
}
};


Para compilar seu código aperte F7. Se não houver erros ele apresentará a seguinte mensagem:

========== Build: 1 succeeded, 0 failed, 0 up-to-date, 0 skipped ==========

Isto é, compilou! Agora rode: F5:



É isso. Esse foi o nosso primeiro programa em C++ no Visual. Experimente mudar o nome dos botões para 'Pergunta' e 'Resposta'. Tente também mudar o nome do 'Form1' para 'Hello World'. Mude outras propriedades tais como cores, fonte, tamanho e etc.

Só aprende quem pratica!

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