sábado, 15 de março de 2008

Fontemod [#1]

Enfim "férias". Então, tenho duas semanas pra começar alguns projetos que tenho em mente e o primeiro deles é uma fonte aliada à um casemod. O projeto da fonte já existe, é uma fonte simétrica que depois falo mais. Primeiro o casemod. Mas o que é um casemod?
R:
Como o nome já diz, do inglês, Case = Caixa; Mod = MODificação. Ou seja, é uma espécie de modificação de um gabinete.
Nesse caso, fontemod nada mais é do que uma modificação em uma fonte de computador e, mais especificamente nessse caso não vou apenas modificar a fonte de computador, vou construir uma e modifcar seu design.

DIA 1 - O CORTE:
Para fazer o mod eu usei a antiga fonte(queimada) do computador aqui de casa. Abri, desparafusei, limpei e tirei tudo e dentro, ou seja, desmebrei a bixinha. Ferramentas que utilizei para tal:

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

Fig. 1: Ferramentas básicas para abrir a fonte.
Fig. 2: A Dremel, seus acessórios, E.P.I, e a parte de cima da fonte já marcada esperando o corte.
Fig. 3: O exterminador do futuro IV.

Primeiro marquei(com a caneta azul) o corte a ser feito com a dremel e comecei o corte. Lembrando que esse foi meu primeiro corte em metal com a dremel então, à medida que eu for aprendendo a cortar vou ensinando também. Esse corte não é reto, é arredondado e isso dificultou um pouco nos finalmentes.

Fig. 4

Fig. 5

Como não conheço os processos de cortes, se é que existem, eu fui pelo mais cômodo para mim, usando os discos de cortes fiz primeiro os cortes retos(Fig. 6) e para fazer os cantos arredondados primeiro fiz furos com a broca(Fig. 7) e emendei furos e retas arredondando tudo com os discos de cortes(Fig. 8).

Fig. 6

Fig. 7

Fig. 8

Depois de cortada a tampa usei a uma lixa para fazer os acertos da parte de dentro e não ficar algo cortante. A lixa não deu para lixar toda a caixa então vou comprar mais lixa e a tinta para pintar logo a caixa enquanto vou atrás de um acrílico e começo a fazer a parte elétrica.

Fig. 9

Fig. 10

Fig. 11


Fig. 9
: Detalhe do cantinho arredondado.
Fig. 10: A fonte desossada antes do corte.
Fig. 11: A fonte já parafusada depois do corte.

Não reparem nas fotos, foram feitas do meu celular. Então, até eu comprar as coisas todas é só isso. []s

Related Articles

0 comentários:

About us